Alejandro Almenares à la Casa de la Trova, Santiago de Cuba Mars 2014, “Relatório World Music”, WMR

Alejandro Almenares at Casa de Trova, Santiago de Cuba March 2014

Alejandro Almenares at 76, still with much twinkles in his eyes!

Trova : um trabalho de amor • ■ CD avaliações feitas por Raul da Gama – 14 de maio de 2014

Ele pode ter tido quase 1000 anos para que a tradição trovadoresca do século 12 Occitan para chegar a Cuba, através de Espanha ; há de ser substancialmente transformada e ter sua polifonia fundiu com polirritmia afro-caribenhos . No entanto, suas influências podem ter sido mais rica e complexa do que isso: alguns sugeriram que a origem dos trovadores podem datar tempos bíblicos e ao Rei Salomão e O Cântico dos Cânticos. Claramente , embora haja , como o grande Libra Ezra mostrou , a influência dos árabes e sua influência após a conquista da Espanha nas invenções harmônicas e no estilo de cantar em que um corpo de música de intensidade comparável , profanidade e erotismo existiu na segunda metade do nono século , algo que continuou ao longo dos séculos e os boleros dos cantores Trova . Mas mais do que tudo , é a importância da tradição trova como uma das grandes raízes da árvore da música cubana. No século 19, um grupo de músicos itinerantes conhecidos como trovadores movimentados Oriente, especialmente de Santiago de Cuba, ganhando a vida cantando e tocando violão. De acordo com um escritor, para se qualificar como um trovador em Cuba , uma pessoa deve cantar músicas de sua própria composição, ou de outros da mesma espécie; acompanhar -se na guitarra ; e lidar poeticamente com a música. Esta definição se encaixa melhores cantores de boleros , e menos bem os afro-cubanos cantando badalado El Guavabero ou mesmo guaguancós e abakuás Chicho Ibáñez . Provavelmente , este tipo de vida vinha acontecendo há algum tempo, mas entra em foco quando se aprende sobre indivíduos nomeados que deixaram suas marcas na música popular cubana. Trovamusicians têm desempenhado um papel importante na evolução da música popular cubana. Coletivamente , eles têm sido prolífico como compositores , e forneceram um começo para muitos músicos posteriores cuja carreira estava em agrupamentos maiores. Socialmente , chegaram a todas as comunidades do país, e têm ajudado a espalhar a música cubana em todo o mundo . José “Pepe” Sánchez (1856-1918) , é conhecido como o pai do estilo trova eo criador do Bolero cubana. A primeira, e uma das mais longas duração, foi Sindo Garay , nascido Antonio Gumersindo Garay Garcia ( 1867-1968 ) . Ele foi o compositor de maior destaque de canções Trova , e seu melhor ter sido cantado e gravado muitas vezes. Mas havia outros de grande importância também. No entanto, foi Sindo Garay , Rosendo Ruiz (1885-1983) , Alberto Villalón (1882-1955) e Manuel Corona (1880-1950) , que eram conhecidos como os quatro grandes da trova , mas José ” Chicho ” Ibáñez (1875 – 1981) deverão ser considerados como de igual estatura alta . Há muitos trovadores mais importantes que continuam esta tradição rica mesmo até hoje. Alejandro Almenares e Pedro Luis Ferrer estão entre esta linha ilustre de músicos. Ambos têm excelentes lançamentos em 2014.

Este pacote duplo CD é um dos melhores álbuns de ser liberados por um trovador na memória recente. O pacote inclui um instrumental , bem como um CD vocal . Normalmente, quando isso é feito , o CD instrumental gira para fora , em vez de um menos escutado para extra. No entanto , neste caso, as duas partes da embalagem são de praticamente igual valor . O CD instrumental oferece a oportunidade de ouvir atentamente as composições e as progressões harmônicas que informam o trabalho Mr. Almenares ‘ . Esta é complexo e muitas vezes bastante novo . O álbum tem um outro grande valor : apresenta a música que é excepcionalmente raro, sendo lançado como se um segredo feliz está se tornando conhecido pela primeira vez . É verdade que a Casa Trova é simples e sua música até agora não foi ouvido por muitos cubanos , muito menos em uma vasta faixa de América do Norte , tais . É por esta razão , bem como para o fato de que o Sr. jornada Almenares ‘ é maravilhosamente lírica e intimista e perfumado que esta música é absolutamente memorável e impossível de resistir. Track List : CD1: Sem Críticas Al Nene ; El Son De Vicentico ; Pepillito ; Te Vi y Te Contemplé ; Con Amor Te PAGARE ; Lechero ; A Tu RETRATO ; Mujercita Linda ; La Chica De Mi Rosal ; La Niña Que Yo Amé ; De Lo Que Quiero Saber ; Esa Guitarra Que Suena ; El Mismo Paso ; La Finca De Vila . CD2: Sem Críticas al Nene ; La Finca de Vila ; Mujercita Linda ; Te Vi y Te Contemplé ; El son de Vicentico ; A tu RETRATO ; La Chica de mi Rosal ; Esa Guitarra Que Suena ; Lechero ; La Niña Que yo Amé ; De Lo Que Quiero Saber ; Pepillito ; Con Amor te PAGARE . Pessoal: Alejandro Almenares : Requinto , tres ; Gabino Jardines : guitarra ; René Dominguez : saxofone soprano ; Jorge Pujols : flauta ; Pedro Alarcon : violino ; Enrique Diaz: contrabaixo ; Alfonso Borges : percussão ; Jose Cabrera : coro ; Tony Rondon : os vocais ( 1, 3, 5, 7, 8, 10, 12, 13) coro ; Eva Grinan : voz ( 6); Jose Cabrera : vocal (4); Ismael Borges : voz ( 2, 9, 11). Etiqueta : Tumi Música | Data de lançamento: fevereiro 2014

A última revisão de Alejandro Almenras liberar Tumi 228 do Midwest Record

cover of CD Casa de Trova Alejandro Almenares

cover of CD Casa de Trova Alejandro Almenares

Crítica do Álbum

http://midwestrecord.com/MWR758.html

É como nós dizemos, nós não venerar-los porque eles são velhos, nós veneramos eles porque o rock. Almenares é um tesouro nacional cubano que tem sido para ele por mais de 50 anos. Ele esteve em muitas bandas que não se lembra de todos eles, mas ele teve sua cota de sucessos e composições de esteio para fazê-lo conhecido nos círculos de música latino como um gato prateleira de cima. Agora 76 e praticamente nos dando o seu primeiro gosto do seu trabalho, este gato é o som de uma Cuba que está indo embora, mas preservada aqui em tão grande estilo que você vai se arrepender você não descobri-lo antes. Longe de ser Ricky Ricardo música, este tem uma vantagem étnica nua e crua que qualquer gringo pode relacionar-se porque é sobre a música em primeiro lugar. Jazz coisas assassino absoluta e batida mundo orelhas vai totalmente para virar. E você tem dois discos no valor de este tratamento aqui. Confira.

irresistível Bomba

POR AROMERO – 13 de agosto de 2013
Publicado em: CD AVALIAÇÕES
Hijos de Agüeybaná – Agua del Sol
Hijos de Agüeybaná – Agua del Sol
Hijos de Agüeybaná
Agua del Sol ( Tumi Music, 2012)

Bomba, uma animada Afro -Puerto Rican gênero musical é o foco do álbum Agua del Sol por Hijos de Agüeybaná . O excelente grupo apresenta uma ampla gama de formas Bomba, desde o tradicional salsa , jazz e explorações eletrônicos. O álbum abre com um ambiente de música eletrônica e bateria pedaço de azulejos Saludo al sol ( saudação ao sol). A partir daí, Hijos de Agüeybaná mudar rapidamente a acústica bomba , usando tambores de barril ea chamada característica e vocais de resposta.

Apesar de salsa contém uma elevada percentagem de ritmos afro-cubanos , Hijos de Agüeybaná demonstrar como bomba também foi incorporada salsa. A faixa título ‘Agua del sol’ mostra-nos esta forma interessante de bomba moderno adicionando piano e latão. A última peça do álbum apresenta uma grande arranjo jazz de ” Te Invito .

O baterista , multi -instrumentista e pesquisador Ángel Luis Reyes cresceu em Nova York e descobriu bomba em uma sessão de fotos como um homem jovem . “Eu pensei que era a música Africano. Fiquei chocada ao ouvir que era da minha ilha, da minha casa ” , ele recorda . Ángel Luis voltou para Puerto Rico e entrevistou muitos músicos e dançarinos mais velhos para aprender mais sobre a bomba . ” Pergunte a qualquer pessoa idosa e eles vão te dizer : Bomba é o respeito . Você tem que ter respeito por toda parte, para a bateria , para os seus parceiros “, explica Luis Ángel .

O que é realmente interessante sobre Hijos de Agüeybaná é que a maioria das músicas são composições originais de Otoqui Reyes Pizarro. Isso significa que novas canções novas estão sendo adicionados ao pool de música bomba .

” Bomba é o seu coração se expressar livremente “, acrescenta Luis Ángel . “É o desapego . Deixá-lo fluir livremente e chegar ao mundo. ”

Agua del Sol é um álbum impressionante , cheio de ritmos irresistíveis que celebram as raízes africanas da bomba .

Comprar Agua del Sol na América do Norte

Comprar Agua del Sol na Europa

Salsa

Hot Sauce or Salsa where the word Salsa comes from

The hot Salsa”sauce” where the association of hot and sexy Salsa Music comes from

Salsa é uma palavra que significa “molho”, usado por músicos cubanos, no sentido de “tempero”, o termo começou a ser usado nos anos 70 para descrever quente e up-tempo da música latina de Nova York. A son cubano clássico de início dos anos 30 por Ignacio Piñeiro foi chamado de “Echale Salsita” (Put A Sauce pouco nela!). O termo foi usado na canção e álbum de títulos, por exemplo, de “Salsa y Bembé” (de Joe Cuba Sextet LP Steppin ‘Out ’62 em Seeco), de Pupi Legarreta 1962 debut LP Salsa Nova (New Spice) em Tico e Charlie Palmieri LP Salsa Na ‘Ma’, vol. 3 ’63 em Alegre, ambos feitos em Nova York, e um álbum de 1966 pelo venezuelano banda Federico y su Combo Latino foi chamado Llego La Salsa (Salsa Chegou) no Palacio. O rádio showLa Hora del Sabor, la Salsa y el Bembé lançado na Venezuela, em 1966, é citado como popularizar “salsa” como um rótulo genérico. Izzy Sanabria, MC, desenhista, editor / editor da revista Latin NY (já extinto) e apresentador do programa de TV ’73 Salsa, também é identificada com sua origem. Em 1975, o termo foi firmemente estabelecida como o título do filme Fania Salsa, no mesmo ano uma categoria Grammy de Melhor Gravação Latina e latino prêmios de música NY foram introduzidas. Salsa é derivado principalmente da música cubana, o que contribuiu tradicional percussão latina (ou seja, timbales, conga, bongos), tipos de conjunto (Conjuntos de trompetes e percussão, charangas com flauta e violinos, latão e grandes bandas lideradas sax), clave ( o padrão rítmico básico) e inúmeras formas de dança: filho, filho montuno, rumba, guaguancó, mambo, cha cha cha, bolero, guajira, guaracha. Salsa também abrange uma gama internacional de músicas, incluindo Puerto Rican bomba e plena, etc; também experiências de fusão com rock, jazz, soul, etc Na época, o termo foi adotado, a música voltou às suas raízes, o tipico (típico) Conjunto de som cubano, depois do latim / R & B fusão do final dos anos 60 chamado de boogaloo, a música sempre faltava a tag adequada e “salsa” marketing assistida. Em meados dos anos 90, salsa estava sendo fundido com hip-hop e outros estilos, um bom exemplo é o liso e balançando salsa / hip-hop / rap / raga / R & B síntese DLG (escuro Latin Groove). No reggaeton 2000 foi trazido para o mix para criar salsatón.

Salsa Dance

Couple dancing in Malecon Havana, Cuba

Alejandro Enis Almenares O trovador lenda passada de Santiago de Cuba

Alejandro Enis Almenares

Alejandro Enis Almenares, outside his house in Santiago de Cuba

Era final de outubro e que teve econômicas cerca de 14 horas a partir de Havana para Santiago de Cuba. Nosso objetivo foi encontrar-se uma lenda do restante da história da música cubana. Assim que nos sentamos na atmosfera quente e tropical da Casa de Trova, eu ocupava um assento de trás para não ser visto, pois pode dar-lhe uma súbita surpresa que não é muito bom se você está no meio das músicas. Quando terminei caminhamos em direção a ele e lhe deu um abraço. Mais tarde, compartilhou um pouco de comida juntos e durante os dois dias em que sentei ao lado dele ouvindo seu violão e suas músicas. Não foi fácil, já que cada canção era uma jóia e eu tivesse que escolher apenas 12 para uma nova gravação com ele. Uma semana depois, lá estávamos nós no estúdio ouvindo a primeira gravação de uma lenda que o mundo vai se lembrar como o último dos trovadores cubanos! Primavera de 2013 Mo Fini, Bath, Reino Unido

Alejandro Enis Almenares and Mo Fini Stdudio in Cuba

MO Fini with Alejandro Enis Almenares and the team from the studio in Siboney, Santiago, October 2012

Nós esperamos que você vai ouvir a música Durante o verão de 2013.
Mais tarde naquele dia quando nos sentamos para tomar uma cerveja, meu colega Carlos Cabrera tirou algumas notas de uma conversa informal que tivemos com Almenares Alejandro que você pode ler abaix

-Quando eu nasci, e quem eram seus pais?
“Eu nasci em 24 de maio de 1937, na cidade de Santiago de Cuba, em uma casa humilde e meus pais chamado e Julia Almenares Were Angel Sanchez. Há 76 anos nesta vida e agora estou compartilhando com vocês critérios.”
O que aconteceu a partir de 1959 e após o nascimento até aquela data até o presente?
“Quando criança, como tudo mais, tocando nas ruas desta bela cidade, fui para a escola pública até 10 anos de idade comecei a estudar na escola de música aos 14 anos, teve que abandonar a escola para se dedicar No.5 para trabalhar e eu comecei a tocar música profissionalmente, era para 1951. Depois do triunfo da revolução da música continuou tocando até hoje. ”
-Com quem você toca?
“Ao longo da minha vida eu tocava música com várias bandas na escola de música que eu joguei com um grupo chamado” Los Taínos “, a minha especialidade é primo trio de guitarra, eu joguei de tudo, meu pai herdou música trovadoresca, tenho muitos Escalou montanhas e eu toquei com um monte de pessoas, grupos, duetos e trios. Integra Em 1960 os fusíveis trio e “Oriente” por 14 anos em todo toques Cuba, com todos os grupos de Santiago’ve jogadas, todos os pioneiros de “O Casa de la Trova “me tocou”.
-Qual é a sua relação com a “La Casa de la Trova?
“Meu pai fundou” La Casa de la Trova “ao lado de Virgílio Palay, claro que eu estava lá eu também fundador, neste lugar que eu cresci ouvindo e tocando música trovadoresca e Sonera de Cuba Até hoje, eu acho que eu sou o último fundadores da vida trovadores …..
Junto com meu pai eu sou o fundador de “La Casa de la Trova”. ”

-Quando você joga em “La Casa de la Trova”?

“Eu jogo todos os dias, mas o trabalho de quarta-feira com um septeto, meu pai fundou as” Rondas Letras “e eu mantê-los todos sábado, se você quiser me encontrar, esta é a minha casa, eu estou sempre ….”

-Como compositor?
“Em 1958, eu me apaixonei por minha esposa, eu vi essa mulata tão bonito e me inspirou e assim o fez todos os dias até a musa ainda está comigo. E assim o fez” Mover o mulato cintura “Essa foi a minha primeira música e gravei meu primeiro Essa canção eu gravei com o “Quinteto de Leste”, este tema tornou-se muito popular que ele foi eleito para um filme interpretado por Antonio Bandera “Pecado Original”, “que mais tarde foi cantada por Omara Portuondo também.”
-Você pode me dizer a sua família?
“Além disso, eu amo a minha mulher, eu tenho três filhos que estou muito orgulhoso deles, duas fêmeas e um macho, eles vão te dizer, não um músico como seu avô ou como eu, as duas mulheres uma é arquiteta e outra é a filha mais nova de uma licenciatura em matemática, o homem é um alfaiate, ator, promotor de artistas, posso dizer com muita alegria que estou orgulhoso da família ….. ”
Entrevista com o músico Alejandro Enis Almenares por Carlos Cabrera
Cidade de Santiago de Cuba, outubro de 2012.

Jovenes Clasicos del Son “Os Jovens Rebeldes Do Son” New York Times

Palama the director of Jovenes Clasicos del Son

The Jovenes Clasicos del Son join Papa Noel for a great Rumba night in Bath Festival, UK

 

Jovenes Clasicos del Son De Cuba

Fundada em 1994, a banda incorpora um formato tradicional septeto instrumental: baixo acústico, tres, guitarra, trompete, congas, bongôs e uma cantora excepcional, com qualidades vocais que permitem infinitas possibilidades. Eles têm sido saudada como a nova força da música cubana, misturando elementos ecléticos do Son altamente carregada, salsa e outros ritmos latinos e influenciada pela música tradicional e contemporânea de todo o mundo. Jovenes Clasicos Son del conseguiram criar um som inconfundível e único. Um som que eles podem chamar de seu, um som original. Eles foram reunidos pelo visionário Ernesto Reyes Proenza, mais conhecido como ‘Palma’. Ele é o diretor carismático que cuidadosamente procurado não só os músicos mais destacados jovens em Cuba, mas também aqueles com os recursos, paixão e convicção para desenvolver uma visão sound.The novo cubana e objectivo adoptado por todos os membros da banda, em muitos aspectos tem louco eles destacam-se a integração atual da música cubana. ‘Hard Mãos Lolo “, seu jogador conga explica:” Nós não quebrar a fórmula da música tradicional mas nós adicionar um toque moderno a ele Somos sete homens jovens que procuram através da porta aberta da música cubana e queremos. fazer história, sem tecnologia moderna, sem uma secção de metais grande, sem letra brega ou comercial “Carlos interrompe:” É música consciente Ele tem pedigree Ele vem de lotes de raízes Conseguimos fazer novo Son e Jovenes Clasicos Son Del… para mim representa o lado do coração de cada músico, onde um faz o que quer – nós temos liberdade “Palma, seu diretor, explica a estrutura musical:” Estamos realmente em sátira mas nós escolhemos as faixas vamos incluir em nosso repertório. . muito cuidado Jogamos músicas sobre a situação contemporânea Fruta Bomba tem um problemas de fortes baseadas conceito -. questões da vida cubana -. questões divertidas, mas com uma torção Nós amamos duplo entendres, Nueva Trova e gírias Mas gíria limpo Nós também amamos.. “hacer Descarga ‘tp ou geléia. vou ver lotes de jazz e produções teatrais. aprendo muito com eles e isso é evidente no álbum.” Sergio continua:.. “Nós incluímos algumas peças muito variadas em Fruta Bomba; uma homenagem ao renascimento do estilo antigo Son, alguns trova nueva também e acima de tudo muita música carribean Isso é essencialmente o que nós jogamos: música Carribean Temos uma faixa dedicada o fruto Paw Paw -.. uma fruta muito exótica das Américas As letras são cheias de jogo-em-palavras, mas não me interpretem mal, não fazemos música intelectual Fazemos música que pode ser bem, mas com . ‘sabor’ significado e “Depois de ouvi-los começa-se a compreender a profunda apreciação sentida pela banda para este património profundamente enraizado musical:” Bem Chico, é Cubania – é isso é Cuba sem Son Cuba seria Santo Domingo ou qualquer.. . ilha tropical outro eu não chamá-lo de Son ou el ‘Son’, eu chamo de ‘eles Son “Um grande escritor e amigo meu, Danilo Orozco explicou isso para mim Son é misturado com tudo discursos de Fidel…: eles são literatura Son, cubana: que é Son, clave Nicolas Guillen: que é o Son do formulário sam do Son é em tudo Observe como um cubano diz que uma piada, no final eles repetem as puchline três vezes O cubano é… muito retórica, quando eles falam que eles retornam ao seu ponto e mantém indo e voltando. Fidel Quando começa uma discussão e tem o seu próprio ponto de vista sobre o assunto, ele explica e volta e volta e volta e no final ele explica a você tudo de novo. Este é o Son. É como a música Son. É nas sutilezas de forma “. Mas os” jovens rebeldes do Son de “defender o legado musical previsto pelos gostos de Beny More e Rodriguez Arsenio com uma simples declaração: “El Son mas es lo sublime para el alma divertir, se deberia de morir quien POR bueno não estime lo” – “Son é a coisa mais sublime, um homem deve morrer não deve se importar com isso.” Press Citações: “rebeldes Son” – Straight No Chaser “dans le Excelentes Son Traditionel, le septette Cependant elargit Son repertiore” – Libertação, França “Interpretan la musica cubana con la verdad homenagear um” – Vovó, a biografia CubaShort: Jóvenes Clasicos del Son são conhecidos como Cuba magnífico sete. Agraciado com o prêmio de Melhor Grupo cubana de 1997 pelo governo cubano eles tiveram uma seqüência de hits em Cuba. Eles foram reconhecidos pela imprensa internacional como o melhor grupo de uma nova geração de jovens músicos cubanos e têm colaborado no passado com o Prêmio Grammy Compay Segundo, bem como com o jazz supremo Winton Marsalis. Individualmente, eles têm trabalhado com membros de outra premiado Amostragem banda, vocal, bem como trabalhar com Peter Gabriel entre others.Led pelo diretor carismático e baixista Palma, ex-Candido Fabre e incorporando dois dos mais procurados músicos, o Nene cantor e trompetista Raudel, esta peça sete tradicional banda totalmente acústico desafiar o formato convencional e levar o Son a poderosas e emocionantes novas alturas. Son cubano mistura com os elementos mais profundos da música cubana, juntamente com soul, jazz, rap e do funk grupo esta dinâmica é rápido.

Jovenes Clasiocs Son del gravou três CDs com música Tumi.

David Alvarez “Clandestino” revisão por Juan Sebastian Rojas, EUA

David alvarez one of the legendary Trovador of Cuba

Singer/song writer David Alavrez

Cantor / compositor David Alavrez
Clandestino é a mais recente produção do famoso trovador cubano Daniel Álvarez, ex-líder da banda Juego de Manos. Lançado pela Música Tumi como um CD de 16 faixas, o álbum é uma expressão clara do desenvolvimento contemporâneo de um dos mais importantes e influentes de Cuba gêneros musicais: trova. E trova é executado de forma inequívoca através das veias Alvarez, para sua cidade natal de Manzanillo ocupou muito ativo trova cubana cena desde meados do século 20. Suas composições refletem essa tradição, em que as canções camponesas integrar letras socialmente críticos e balada romântica com estilo e acompanhamentos son cubano, por vezes soando mais perto da música de Espanha do que a do Caribe.

Clandestino também é notável a participação do saxofonista Alfred Thompson (Irakere) e mestre tres Pancho Amat, que colaboram com Álvarez em criar esse ambiente mágico e dramático, que é característica da trova contemporânea. A influência de sonoridades do Mediterrâneo é também muito claro, com Roldán Carballoso (Buena Vista Social Club), cuja presença é predominante em “La Tarde” (“A tarde”), onde violino, guitarra e flamenco inspirada cânticos se entrelaçam para fazer este cubano canção de um produto com alma de diásporas espanhol e Africano do Caribe. A faixa de abertura, “A mi me gusta Compay” (“eu gosto, amigos”), é um ritmo mais simples trova, com versos longos acompanhados por tres, guitarra, bongos e timbales, que, então, entrar em uma montuno, ou uma chamada cantada e seção coro de resposta, que é tão característica da música cubana.

Trechos de todo o álbum pode ser ouvido no site da Tumi Music: http://www.tumimusic.com/David-Alvarez/Clandestino/tumi182/albums/music/

Não é só este álbum finamente produzido, com uma gravação de som grosso e equipe de músicos de classe mundial, mas também finamente trabalhada música-sábio, onde as habilidades do cantor estão demonstrado pela criação de um conceito unificado musical e lírico do romantismo. Voz Álvarez faz pensar lendário cubano trovador Pablo Milanés, mas em uma espécie de versão contemporânea: uma Cubantrovador atualizado, renovando um dos mais influentes de Cuba músicas populares.

Avaliado por Juan Sebastian Rojas

Hijos de Agüeybaná, “Agua del Sol”

Bomba nasceu quando um grupo diversificado de africanos viram-se obrigados a trabalhar nas plantações de açúcar de Porto Rico. De lugares diferentes, que falam línguas diferentes, eles encontraram um meio comum de expressão e libertação, em tambores, dança, e cantando juntos. Este novo musical tornou-se língua franca bomba. Ele manteve-se popular após a emancipação, quando grupos viajando iria levar o tambor grande barril, tambor menores secundárias, e troncos com percussão e trajes de lugar para lugar, mantendo todas as noites, rum movidos sessões em praias ou em jardas.

Suas origens em África e no grande movimento de africanos em todo o Caribe empate bomba a outras tradições afro-latinas entre Haiti e Cuba, batidas de compartilhamento, instrumentação, e mesmo terminologia. Mas em Porto Rico, desenvolveu uma bomba textura maravilhosa local e caráter, e continua a ser uma resposta comovente e significativo para a vida na ilha.

Dois dos membros Hijos de Agueybana descobriu seu poder e relevância e cavaram em seu passado. Baterista, multi-instrumentista, pesquisador e Ángel Luis foi criada em Nova York, em uma família de músicos que tocava em uma banda juntos. No entanto, ele ouviu pela primeira vez bomba em uma sessão de fotos como um homem jovem. Ele foi imediatamente levada pelo vento.

“Eu pensei que era a música Africano. Fiquei chocada ao ouvir que era de minha ilha, da minha casa “, lembra ele. Ele logo se viu voltando para Porto Rico, vencendo por vezes reticente bomba anciãos, entrevistando dezenas e dezenas de músicos e bailarinos veteranos para saber mais sobre como, quando e por que a música foi executada.

Seu filho, Otoqui, cresceu dançando bomba desde o início, sua mãe dançava enquanto estava grávida dele. Delicadamente introduziu a tradição e orientado por seu pai, Otoqui se afastou de bomba como um adolescente e entrou em dança break. “Eu percebi que o hip hop não era a minha música, que dança break não foi a minha cultura”, Otoqui lembra. “Eu pensei sobre isso, e decidi que queria mudar a mente das pessoas. Eu queria ensinar aos meus amigos que eles precisavam aprender a nossa música. ”

Apesar de incorporar outros latino e internacional elementos contemporâneos em sua música e trazendo uma vasta paleta sónica para o seu pulso e tato, a Reyes e outros artistas em Hijos de Agüeybaná têm uma incrível capacidade de transmitir a beleza rootsy, ea cultura gracioso de bomba. No núcleo é a interação entre o tambor evolução e movimento, um diálogo que o grupo capturado no álbum.

“Para encontrar esse sentimento, às vezes, você traz os bailarinos para o estúdio. Às vezes, você imagina o dançarino em sua mente “, Otoqui diz. “Às vezes você apenas trazer o seu sentimento no tambor. O tambor própria fala, ele fala com as pessoas “.

O gesto inspirador e potencial da dança permeia as canções. Otoqui escreveu “Te Invito” como uma explicação, adorável sincera dos prazeres criativas Bomba com sua namorada hesitante, um artista visual. Ele pede a ela para sentir a pista de dança é uma tela e seus pés são escovas (ela foi finalmente conquistado e agora danças bomba). “Ohami” foi desencadeada pela dança evocativa de um amigo, que enviou Otoqui movimentos de trás de seu tambor correndo para seu caderno para anotar as imagens para baixo. “Agua del Sol” celebra o papel de cachaça caseira nas celebrações Bomba, como ele aquece o coração e move participantes tímidos das laterais da pista de dança.

Mas bomba é mais do que bons tempos, é sobre dignidade. “Pergunte a qualquer pessoa idosa e eles vão te dizer: Bomba é o respeito. Você tem que ter respeito por toda parte, para a bateria, para seus parceiros “, observa Luis Ángel. No entanto, esta relação não dificultam a criatividade, que ajuda a canalizar isso, encontrar novas maneiras de fazer batidas velhos dançar e cantar.

“Bomba é o seu coração se expressando livremente”, sorri Angel Luis. “É o desapego. Deixá-lo fluir livremente e alcançar o mundo. ”

Sobre Hijos de Agueybana

O grupo Hijos de Agueybana dirigido por Otoqui Reyes é composto por oito artistas, todos empenhados em preservar suas raízes afro-caribenhas. O grupo tem mais de dez anos de experiência, tanto de desempenho e oferecendo oficinas e cursos sobre a importância histórica e cultural do gênero de bomba. Eles apresentaram sua dança e música para ambos os públicos nacionais e internacionais nas Américas. No Caribe, o tambor Africano é fundamental para a identidade cultural criação de solidariedade, harmonia e liderança tanto na música em si e os músicos que tocam, ajudando a manter a estrutura social nas comunidades e aldeias de todo o Island.

Neste, a sua primeira produção musical, Otoqui Reyes, em colaboração com outros grandes artistas Cristi Mangual, Montañez Andy e mapeyé Tony cria um sabor único para Porto Rico. O tambor ou tambor Barril Primo é jogado por Ángel Luis Reyes Reyes e Otoqui, deleitando-se com o seu ritmo tradicional, integrando também com outros ritmos populares, como salsa e jazz, e instrumentação eletrônica, tais como indígenas-ambiental “Lounge”. Essa colaboração criativa é atingido por músicos de qualidade, tais como: Luis Rosa, Tony Gonzalez e Torres Ricky, o compromisso de criar arte e música de sua rica cultura. Complementar para a bateria principais vêm os segundos menores que são jogados por Ramon Vazquez e Aguilú Papo juntos José Alicea, e Maraca. A harmonia produzido em várias camadas de percussão é acompanhado pelas vozes alegres de Naomi Vasquez, Minerva e Rosa Hernández Quique.

Tudo constrói juntos nesta produção, como uma grande festa de rua cheia de cultura, dança e tradição – uma grande celebração e saborosos da vida!

David Alvarez and his New Trova dream

David Alvarez is from the old school of TRova

David Alvarez his guitar and his seductive voice is his charm.

Tenho conhecido e gravado David agora quase 20 anos e ainda não encontrei um cantor / compositor com letras mais doce do que a dele.

Um homem e uma guitarra acústica. Um homem de Cuba da bela cidade de Manzanillo. Um homem oferecendo um conjunto de ousadas, canções confessionais, versado em poesia, histórias censuradas as alegrias e as peias do amor. Isso só pode significar uma coisa: as músicas de um trovador, o equivalente moderno do trovador medieval adiantada. David Alvarez é conhecido por sua música de dança balançando ainda acima de tudo, aferra-se à tarefa de o trovador a serenata de amor e de vida em todas as suas vicissitudes. Até mesmo seu costume de usar um estilo cigano lenço amarrado na cabeça evoca esse espírito iconoclasta.

Charming Alvarez

David Alvarez’s charm has gained him millions of friends and admirers all around ten world

A maioria do material aqui foi composta por David estilo trova mais um longo período, entre 1989 eo presente. Para trazer todas essas músicas juntos em um álbum é para Davi, “um sonho finalmente realizado”. Como músico nascido em Manzanillo (em 1972), a região de Cuba com a tradição mais forte trova e onde trova ainda floresce, que sempre foi a intenção de David para criar um disco em homenagem ao seu tierra, sua terra natal, onde as suas raízes se aprofundam na terra. Manzanillo é também um baluarte do son cubano, um gênero de música David responde instintivamente, destacou por sua música estudando em seu centro em Santiago de Cuba, onde cursou o Conservatório antes de se formar e se mudar para Havana.
Em 1989, David foi trabalhar com iconoclasta Pedro Luís Ferrer, envolvido na periferia do movimento Nueva Trova enquanto forja seu próprio caminho. Seu filho-canción Jugando de Manos (Conjuring) permanece o leit-motif de sua obra. Sua “mensagem – para manter a fé com a alegria do jogo da vida, até que a morte chega, resume Alvarez filosofia central. Escrito em 1993, o seu “título abreviado, Juego de Manos, deu o seu nome ao grupo que ele fundou, em seguida, uma inspiração em um período em Cuba, literalmente, passou por tempos difíceis que o país re-inventou-se após o fim da dependência da União Soviética . Davi era parte desta re-imaginação, sua canção chamando para uma defesa de valores fundamentais como a vida continua a girar, para viver a vida ao máximo é o caminho para descobrir o “paraíso na terra”.

David Alvarez visiting Cortijosreyfini.com in Spain

David Alvarez with Pedro , Paco Y pepe in Capileria , Alpujarras, Spain

Juego de Manos imediatamente definir um novo marco: cheia de vitalidade que abriu Trova Cubana, Filho, Guaracha e tradições Guajira, infundindo-lhes com influências da vizinha ilhas do Caribe e América Central. Eles deram impulso música cubana novo adicionando em referências a Música tropical abraçando Bachata, Merengue, Cumbia. Em sua própria maneira distinta ofereceram homenagem a Juan da República Dominicana, Luís Guerra e Vives Colômbia Carlos com seu som eletrizante próprio novo. Na sequência das suas Rimasones primeiro disco (rimando Sones), Alvarez com Juego de Manos assinou contrato com a Música Mo Fini do Tumi para liberar primeiro Mundo Loco (Crazy World) e depois Filho Demasiado (Filho Too Much), que ganhou o prêmio de críticos especial no anual de prestígio de Cuba Adolfo Guzmán competição.
Com este novo disco localiza Alvarez Caribe que se sentem dentro de um amplo sensibilidade Mediterrâneo, com foco em um som de corda acrescentando laúd e cubana guitarra tres para guitarras acústicas. Isso dá a seleção impressionante de canções compostas por um longo período de um italiano, por vezes quase renascimento sensação ensemble de cordas. Isso dá a dimensão profunda de canções que mapeiam vida emocional a partir da perspectiva de alguém ranhuras em amor romântico, porém, por vezes, encontrar nem o amor, nem as constantes envolvidas.

A sequência de músicas funciona como uma narrativa de tempos difíceis para os amantes. O título da faixa Como la Mariposa (como uma borboleta), com sua melodia serenatas gloriosa jogado sobre percussão suave, vê a voz de David subir a partir de uma trama coral a comparar a história de amor a algo requintado ainda frágil “, tão feliz, bonita, inocente como uma borboleta que vibra a partir de um lugar para outro, mas dando a impressão de que, em um momento em que você pode de repente desaparecer de vista. ”
Despertar (Despertar), composta na década de 1990 difícil, com a sua liderança flauta fluente, casa-se com melancolia com esperança e desejo, falando sobre a vida de “um daqueles momentos em que o mundo ao seu redor parece perder o sentido, quando a crise econômica da Especial período, uma crise que impactou a ética ea estética, significa tempos difíceis para os sonhadores “.
A guitarra íntima abertura para Desquite (reembolso) define o cenário para um pedido para ser compreendido quando tudo sobre o amor parece em fluxo. Sua “disposição define coro doce e, em seguida, clarinete como parceiros para o metal de Alvarez voz como ele conta a história da luta de compartilhar prazer e dor, para encontrar algo para segurar quando um tomou o caminho errado.
Desventura (Misadventure) tem tentadora referências guitarra evocando Andina Charango soa lembra altiplano peruano fundidos com o Mediterrâneo. Ele define o cenário para uma canção de mapeamento vezes quando “, que me contou sobre o amor? Ai, se eu era apenas certo “, quando a solidão ea saudade parece preferível o próprio amor. Em seguida, o piano legal de Distancia (Distância), com seus flashes de serenatas trombeta a “mulher de mel” separados pela distância física e emocional.
Com a sua dramática fílmica abertura El Alma (The Soul) uma canção de amor invasão de propriedade, fala de medo de perder a alma – “amanhã eu não sei se eu vou saber cantar esta canção para você se eu estou faltando esses sentimentos”: apenas ouvir esse fundamento estilo flamenco no final de suspense, um grito remoendo a “voltar-me a minha alma”.
Ella es Así (Ela é assim) captura a imagem de uma mulher “perigosa” que, “merece uma canção – em homenagem e reclamação”.
O Espejismo jaunty (espelhos), com suas linhas de flauta bonitas, foi composta por Alvarez para sua Yilene esposa. Ele usa sua marca rouxinol tremelo para contar, finalmente, deixando de lado as ilusões. Seus “gloriosos selos coro,” mágicos dentro de minhas canções de novo “,
A guitarra depenados e acompanhamento serenatas italiano laúd para La Tarde (à noite) evoca a melancolia do crepúsculo, um momento mágico, sagrado para quando a musa aparece compondo.
Lluvia (Rain), um cenário de um poema de Omar Estrada, os padrões de uma atmosfera mediterrânea para quando os sonhos indescritíveis manifestam-se em emoções inquietantes conjurou pela chuva que cai. Mujer (mulher), com a sua abertura, “Eu vou te amar para sempre apesar de não mulher” é escrito para a mãe da filha mais velha Alvarez “, uma” mulher fabulosa e excelente amigo “. Musa del Río (Rio Muse), um título com afro-cubanos ecos divindade orixá, desvia-nos para um mundo infantil de fantasia e fábula, em busca de fonte de música. Trovador (Trovador) conta um conto aparentemente simples, sobre não ser julgado pelas aparências. Ele marca um momento em 1995, quando Alvarez encontrou-se a cantar em Santiago de Compostela, Espanha, com seus músicos acompanhantes onde eles estavam quase negado o seu lugar para executar. Sanidade prevaleceu como esta canção é testemunha! Finalmente Y NO SE qué pasa (eu não sei o que aconteceu) é grito de David para a própria vida: para os tempos se pode sentir sozinho quando se considera que um tem dado tudo o que se tem para oferecer ainda não recebeu o que se esperava.
Gravado em meia dúzia de estúdios, incluindo a de Manolito Simonet, bem como a sua própria home-studio, temos 15 músicas que as emoções mapa, esperanças e sonhos. É uma narrativa ousada de ter amor quase perdido através de mis-aventura, e em seguida a bênção de tê-la restaurada. Ay mi amor!
Seu novo CD “Clã Destino” deverá ser lançado internacionalmente em fevereiro de 2012.

Domingo Candelario début album”Soho”

antor / compositor Domingo Candelario nasceu no coração de La Havana, Cuba. Quando criança, ele foi muito influenciado e inspirado pela música brasileira que seus pais ouviam. Ele passou a desenvolver seu próprio estilo único dentro da “Trova Nova” movimento que começou no final dos anos 60 e tem suas raízes na música tradicional cubana, incorporando letras progressistas e muitas vezes politizado.

"Soho" is Domingo Candelario first album

The cover of Domingo Candelario début album “Soho”

Ele visitou Cuba e grande parte da Europa ao longo de um período de 3 anos como guitarrista e cantor com Yusa, outro escritor cantor / canção cubana de um fundo semelhante. Eles atuavam como um duo, criando ondas entre as barras de canto pequenos e clubes de bairro onde eles realizadas.

Em 1997, Domingo participaram da experiência cubana Paleis des sports Paris Porte de Versailles, ao lado de outros artistas notáveis ​​como Senhor Acorde guitarrista, Catharsis grupo vocal, o Eduardo companhia de dança Ribero, O Narciso companhia de dança Medina e cantor Lopez Yusimil.

Em 1998, como cantor / compositor e diretor de teatro, ele participou de uma grande celebração da cultura de Cuba em Portugal ao lado de Amaury Pérez Vidal, cantor / compositor; Octavio Cortazar, cineasta; Migel Barnez, escritor e pesquisador e diretor da associação, Fernando Ortiz.

Em 1999, ele compôs a música para o amor filme cubano pelo diretor americano Joshua Bee Alafia.

Juntamente com a banda Thabani ele visitou o Reino Unido e colaborou com diversos músicos diversos, incluindo Yusa, Acorde Mister, José Luis Estrada e Thabani Naomi diretor da banda Thabani.
Tendo terminado de mídia e artes pela Universidade de Londres, em 2010, ele continua a desempenhar em Londres, em locais como Ronnie Scotts, Jazz Cafe e Momo, entre outros.