David Alvarez “Clandestino” revisão por Juan Sebastian Rojas, EUA

David alvarez one of the legendary Trovador of Cuba

Singer/song writer David Alavrez

Cantor / compositor David Alavrez
Clandestino é a mais recente produção do famoso trovador cubano Daniel Álvarez, ex-líder da banda Juego de Manos. Lançado pela Música Tumi como um CD de 16 faixas, o álbum é uma expressão clara do desenvolvimento contemporâneo de um dos mais importantes e influentes de Cuba gêneros musicais: trova. E trova é executado de forma inequívoca através das veias Alvarez, para sua cidade natal de Manzanillo ocupou muito ativo trova cubana cena desde meados do século 20. Suas composições refletem essa tradição, em que as canções camponesas integrar letras socialmente críticos e balada romântica com estilo e acompanhamentos son cubano, por vezes soando mais perto da música de Espanha do que a do Caribe.

Clandestino também é notável a participação do saxofonista Alfred Thompson (Irakere) e mestre tres Pancho Amat, que colaboram com Álvarez em criar esse ambiente mágico e dramático, que é característica da trova contemporânea. A influência de sonoridades do Mediterrâneo é também muito claro, com Roldán Carballoso (Buena Vista Social Club), cuja presença é predominante em “La Tarde” (“A tarde”), onde violino, guitarra e flamenco inspirada cânticos se entrelaçam para fazer este cubano canção de um produto com alma de diásporas espanhol e Africano do Caribe. A faixa de abertura, “A mi me gusta Compay” (“eu gosto, amigos”), é um ritmo mais simples trova, com versos longos acompanhados por tres, guitarra, bongos e timbales, que, então, entrar em uma montuno, ou uma chamada cantada e seção coro de resposta, que é tão característica da música cubana.

Trechos de todo o álbum pode ser ouvido no site da Tumi Music: http://www.tumimusic.com/David-Alvarez/Clandestino/tumi182/albums/music/

Não é só este álbum finamente produzido, com uma gravação de som grosso e equipe de músicos de classe mundial, mas também finamente trabalhada música-sábio, onde as habilidades do cantor estão demonstrado pela criação de um conceito unificado musical e lírico do romantismo. Voz Álvarez faz pensar lendário cubano trovador Pablo Milanés, mas em uma espécie de versão contemporânea: uma Cubantrovador atualizado, renovando um dos mais influentes de Cuba músicas populares.

Avaliado por Juan Sebastian Rojas

Leave a Reply