Santiago de Cuba: Cradle Of Soneros cubanos

Benny More was the most important Sonero of 50's and early 60's

Benny More was the most important Sonero of 50′s and early 60′s

Santiago de Cuba: o berço da cubana

Não seria um exagero dizer que o Sonnão é apenas “o passatempo mais sublime para a alma”

reivindicado por Ignacio Piñeiro essencial, mas também a música de Cuba para enfrentar o mundo, a consagração definitiva de sua música nacional.

Quanto às suas origens, muitas vezes é dito que a Sra. Teodora Ginés veio de Santiago de los Caballeros, República Dominicana, Santiago de Cuba no final do século 16. Contos de crédito com a reprodução de um bandolim pelas ruas da cidade oriental acompanhada de sua irmã, trazendo alegria para a vida de seus cidadãos.

Mas o fato é que não há provas suficientes para provar a existência de Gines Sra. Teodora e são Ma lendário “.

Agora, certamente, a cidade se transformou em uma espécie de guitarra de capital. Contudo, essa atmosfera é devido a uma história bastante indispensável.

Fabre is one of the greatest Sonero of today in Cuba

Candido Fabre, the best Sonero in Cuba if not in the world!

De latifundiários franceses primeiro trouxe riqueza e criados para as colinas e ruas de Santiago houve lugar desprovido de música. Não demorou muito para que cantores, guitarra na mão, começaram a aparecer, sempre nos bairros mais pobres. Estes eram principalmente “tocar guitarra” (strummers), utilizando instrumentos feitos por um carpinteiro chamado Rebollar preto.

Pesquisadores confirmam que, em meados do século 19, houve uma proliferação de trovadores nos subúrbios de Santiago, e foram eles que criaram as condições para o bolero tradicional a surgir.

Baloy is the great Sonero of Afro-Cuban all Stars

Felix Baloy, the great Sonero

No entanto, não foi até os últimos anos do século, em Santiago, “La Trova Cubana” (Balada cubana) se tornaria seu estilo de assinatura, com Pepe Sanchez como chefe de uma geração histórica de expoentes.

Mas, tão importante quanto o impacto da cultura franco-haitiano estava na parte oriental de Cuba a partir de 1791 em diante (como resultado da Revolução Haitiana), tem sido a influência dominante dos negros africanos. Eles trouxeram para a ilha uma forte rítmica espontaneamente contactado Comunidade riqueza melódica que gerar mais sincrética resultado musical de identidade Filho, nacionalidade cubana.

Muitos dizem que essa riqueza – o resultado da interação étnica – facilitada Cauto Bacia do Rio (uma área rural no leste) para dar voz às primeiras expressões do estilo são. Também não devemos esquecer as contribuições das colinas de Baracoa, onde os três se tornou rei rústico e, mais tarde, nas mãos de peritos do Nene Manfugas, caiu para James a ganhar elogios.

Tiburon Morales , the greatest sonero of Santiago de Cuba

Tiburon Morales , the greatest sonero of Santiago de Cuba

Em Santiago do Sone coabitaram com Trova era o seu irmão, que por sua vez produz maravilhas tão interessante como o bolero e filho. Foi o mesmo Miguel Matamoros ar-los e, com sua antologia trio, apresentou esta combinação para o mundo inteiro.

Mas um pouco antes, na primeira década do século 20, os soldados do Exército pe levou o Sonpara Havana, onde foi urbanizada pelo Sexteto de Havana. Então veio uma longa lista: Maria Teresa Vega, Ignacio Piñeiro, Arsenio Rodríguez, La Sonora Matanacera, Conjunto Casino, Benny Moré … até recentemente Elio Reve, Juan Formell e Adalberto Alvarez.

De Benny Moré Cuba não pode ter visto outro como Benny Moré sonero, mas o mais importante de todos os soneros comumente acreditavam que Candido Fabre, Tiburon Morales e Felix Baloy e, ironicamente, todos vêm de Santiago de Cuba!

Leave a Reply